Realizar um cadastro e consequente login são necessários para submeter trabalhos e acompanhar a situação de submissões correntes. Login em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Verificação da submissão

Como parte do processo de submissão, é necessário que os autores verifiquem que sua submissão atende aos seguintes requisitos, sendo que elas serão devolvidas submissão que não atendam a estas diretrizes.
  • A proposta está seguindo rigorosamente as Diretrizes para Submissão de Propostas de Publicação de Obras e o Regulamento da Editora Universitária EduFatecie, definidos por resoluções específicas e disponíveis no site da EduFatecie (www.fatecie.edu.br/edufatecie).
  • Foram inseridas no sistema duas cópias em versão eletrônica do material completo a ser submetido à avaliação, sendo uma COM identificação de autoria e outra SEM nenhuma identificação, cada uma em arquivo único (extensão “doc” ou “docx”).
  • Está sendo anexado o Formulário de Proposta de Publicação preenchido e assinado (Anexo I - Diretrizes) -obrigatório.
  • Está sendo anexado o Termo de Entrega, Compromisso Ético e Revisão de Texto preenchido e assinado (Anexo II - Diretrizes) - obrigatório.
  • Está sendo anexado o documento de aprovação do Comitê de Ética OU declaração justificando a não necessidade de submissão à avaliação do Comitê de Ética (Anexo III - Diretrizes).
  • A submissão não foi publicada anteriormente, e não está em outra editora para consideração (ou uma explicação foi oferecida em "Comentários ao editor").
  • O texto está escrito em folha A4, fonte Arial 12, espaçamento simples (1,0), em arquivo único com extensão doc ou docx, margens 3,0 cm superior e esquerda inferior e direita, margem 2,0 cm esquerda, parágrafo justificado e recuo de 1,5 cm na primeira linha de cada parágrafo.
  • As citações diretas e indiretas e as referências bibliográficas estão padronizadas conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Diretrizes para autores

DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE PUBLICAÇÃO DE OBRAS

 

Aprovado pela Resolução 031/2018, de 10/12/2018.

 

CAPÍTULO I – DAS ETAPAS

 

Art. 1º As etapas do processo de editoração dos livros da EduFatecie, desde a entrega das propostas até a publicação, seguem os seguintes trâmites:

 

Seção I – Da Submissão da Proposta de Publicação

 

Art. 2º A submissão de proposta de publicação deve ser feita, diretamente, no site da EduFatecie, em caráter de fluxo contínuo, utilizando o sistema de gestão editorial Open Monograph Press – OMP.

 

Art. 3º A proposta deve ser encaminhada seguindo, rigorosamente, estas Diretrizes e o Regulamento da Editora Universitária EduFatecie, definidos por resoluções específicas e disponíveis no site da EduFatecie (www.fatecie.edu.br/edufatecie).

 

Art. 4º Devem ser inseridas no sistema duas cópias em versão eletrônica do material completo a ser submetido à avaliação, sendo uma com identificação de autoria e outra sem nenhuma identificação, cada uma em arquivo único (extensão “doc” ou “docx”).

 

Parágrafo único: A identificação de autoria do trabalho deve ser removida de todo o corpo do texto, notas de rodapé, referências etc., bem como da opção “Propriedades” no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo caso o trabalho seja submetido à avaliação por pares.

 

Art. 5º Além do manuscrito da obra (com e sem identificação de autoria) é necessário anexar, no momento da submissão, os seguintes documentos:

  1. Formulário de Proposta de Publicação preenchido e assinado (Anexo I) - obrigatório;
  2. Termo de Entrega e Compromisso preenchido e assinado (Anexo II) - obrigatório.
  • Documento de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa ou declaração do/s autor/res, justificando a não necessidade de submissão à avaliação do referido Comitê - obrigatório;
  1. Comprovantes de cessão de direitos de imagens e textos, entrevistas, etc., inclusive de terceiros, se for o caso.

 

  • 1º Submissões que não apresentarem todos os documentos obrigatórios acima listados não serão avaliadas pela Editora.

 

  • 2º Trabalhos não concluídos ou a concluir não serão avaliados.

 

Art. 6º Ao efetuar sua inscrição, o interessado aceita, irrestritamente, as normas estabelecidas no Regulamento da Editora Universitária EduFatecie, assim como as Diretrizes para Submissão de Propostas de Publicação de Obras, ambos constantes no Site da Editora (www.fatecie.edu.br/edufatecie).

 

Art. 7º Para haver êxito no processo de editoração, é necessário que a proposta:

  1. Seja um trabalho original, podendo ser produção tecnológica, cultural, artística e/ou científica;
  2. Enriqueça e contribua com a produção de saberes;
  • Esteja de acordo com as linhas editorias da EduFatecie;
  1. Esteja estruturada em um modelo de livro, contendo texto completo, pronto e definitivo, pois trabalhos não concluídos ou a concluir não serão avaliados;
  2. Seja revisada por um profissional da área de Letras, preferencialmente antes de ser submetida à Editora, adequando-a às normas gramaticais e ortográficas, às normas da ABNT NBR 6023/2018 (disponíveis no site da Editora) e da EduFatecie;
  3. Contenha todos os anexos obrigatórios, conforme orientação destas Diretrizes.

 

Art. 8º Tendo em conta que a EduFatecie não publica teses e dissertações. As propostas originárias destes trabalhos precisam ser reformuladas, adequando-se às especificidades de um livro. Isto implica:

  1. Um texto fluído, resultado de uma reescrita dirigida a um público mais amplo;
  2. Uma linguagem direta, clara e concisa, além de correta;
  • Eliminação de tudo o que não interessa ao público leitor;
  1. Referências bibliográficas, notas de rodapé e citações enxutas ou eliminadas;
  2. Termos técnicos reduzidos e/ou esclarecidos;
  3. Nomes de capítulos e texto ao modelo de livro (se necessário, solicitar auxílio de profissional da área);
  • Priorização de resultados de pesquisas e análises.

 

 

Seção II – Da Análise da Proposta pelo Conselho Editorial (interno)

 

Art. 9º Os originais são conferidos e analisados, preliminarmente, por assessores técnicos da EduFatecie, os quais verificam se há:

  1. Total atendimento ao Regulamento da Editora Universitária EduFatecie;
  2. Total atendimento às Diretrizes para Submissão de Propostas de Publicação de Obras;
  • Enquadramento nos Programas Editoriais da EduFatecie (vide Regulamento da Editora Universitária EduFatecie);
  1. Pertinência e clareza do conteúdo;
  2. Padronizações nos aspectos formais e das normas ortográficas e gramaticais.

 

Art. 10º Uma vez aprovada na análise preliminar, a proposta é encaminhada a 01 (um) e no máximo 02 (dois) membros do Conselho Editorial (interno) especializados da área, sem a identificação do(s) autor(es), para avaliação prévia do mérito da publicação.

 

  • 1º Nessa etapa, são avaliados os seguintes tópicos, com o direcionamento do Formulário para Avaliação da Proposta de Livro (Anexo III):
  1. Qualidade e clareza do conteúdo, atualidade do tema, abrangência e público-alvo;
  2. Qualidade e pertinência do levantamento bibliográfico;
  • Clareza dos pressupostos teórico-metodológicos;
  1. Qualidade das reflexões e da mobilização das categorias explicativas e descritivas apresentadas na análise e/ou problema levantado;
  2. O aprofundamento da proposta de livro acerca do tema apresentado e o caráter acadêmico da abordagem proposta - contribuição para a área, originalidade e consistência na abordagem.
  3. Qualidade da redação, clareza, precisão, correção e adequação do título;
  • Organização lógica do trabalho e conclusões;
  • Se houver ilustrações, à pertinência com os objetivos, quantidade adequada e qualidade apropriada.
  1. Outros itens que julgar conveniente avaliar.

 

 

  • 2º Os pareceres e opiniões emitidos por membros do Conselho Editorial sobre os originais propostos para publicação terão caráter reservado e sigiloso.

 

Art. 11º O(os) membro(os) do Conselho Editorial emitem pareceres que podem ser:

  1. A favor da futura publicação;
  2. A favor da futura publicação desde que atendidas sugestões de reformulações;
  • Contra a futura publicação.

 

Art. 12º No caso de haver parecer favorável, a proposta será diretamente encaminhada à avaliação dos Consultores ad hoc.

 

Art. 13º No caso de haver parecer desfavorável, o/s autor/res serão comunicados por e-mail.

 

Art. 14º No caso de ser enviado a dois conselheiros e, se for um parecer favorável e um parecer contrário, a proposta será encaminhada a um terceiro conselheiro que emitirá seu parecer sem tomar ciência dos anteriores.

 

Art. 15º Na aprovação, também é considerada, além do parecer do mérito, a capacidade editorial da EduFatecie, tendo em conta, entre outros itens, o cronograma de publicações e a disponibilidade de recursos humanos, materiais e financeiros.

 

Seção III -  Da Análise da Proposta pelos Consultores ad hoc (externo)

 

Art. 16º Uma vez aprovada a proposta de publicação pelo Conselho Editorial, a proposta é encaminhada, as cegas, 01 (um) e no máximo 02 (dois) Consultores ad hoc externos à UniFatecie, pertencentes à área de interesse e de competência reconhecida no meio acadêmico-científico.

 

  • 1º Nessa etapa, são avaliados os seguintes tópicos, com o direcionamento do Formulário para Avaliação da Proposta de Livro (Anexo III):
  1. Qualidade e clareza do conteúdo, atualidade do tema, abrangência e público-alvo;
  2. Qualidade e pertinência do levantamento bibliográfico;
  • Clareza dos pressupostos teórico-metodológicos;
  1. Qualidade das reflexões e da mobilização das categorias explicativas e descritivas apresentadas na análise e/ou problema levantado;
  2. O aprofundamento da proposta de livro acerca do tema apresentado e o caráter acadêmico da abordagem proposta - contribuição para a área, originalidade e consistência na abordagem.
  3. Qualidade da redação, clareza, precisão, correção e adequação do título;
  • Organização lógica do trabalho e conclusões;
  • Se houver ilustrações, à pertinência com os objetivos, quantidade adequada e qualidade apropriada.
  1. Outros itens que julgar conveniente avaliar.

 

 

  • 2º Os pareceres e opiniões emitidos por Consultores ad hoc sobre os originais propostos para publicação terão caráter reservado e sigiloso.

 

Art. 17º O(os) membro(os) da Consultoria ad hoc emitem pareceres que podem ser:

  1. A favor da futura publicação;
  2. A favor da futura publicação desde que atendidas sugestões de reformulações;
  • Contra a futura publicação.

 

Art. 18º No caso de haver dois pareceres favoráveis, a proposta será diretamente encaminhada à etapa de Editoração.

 

Art. 19º No caso de haver dois pareceres desfavoráveis, o/s autor/res serão comunicados da decisão por escrito.

 

Art. 20º No caso de haver um parecer favorável e um parecer contrário, a proposta é encaminhada a um terceiro consultor que emitirá seu parecer sem tomar ciência dos anteriores.

 

Art. 21º Ao término destes processos, quando os pareceres favoráveis apontam sugestões de reformulações ou solicitam sugestões, os trabalhos são devolvidos aos autores para que sejam efetuadas as alterações.

 

Art. 22º Uma vez a proposta retornada à EduFatecie, assessores técnicos analisam as intervenções do autor – notadamente as modificações ou as justificativas – e emitem o último parecer para, então, enviar para o processo de Editoração.

 

Art. 23º O autor e/ou organizador será comunicado por e-mail sobre a decisão do Conselho Editorial e Consultores ad hoc e, se aprovada a sua publicação, a Editora passará a cuidar do Contrato de Edição e Cessão de Direitos Autorais, após ser verificada a situação dos direitos autorais derivados da obra.

 

Art. 24º Os originais das propostas que forem publicadas por outras editoras – entre o processo de cadastramento até a seleção para publicação – deverão ser retirados, formalmente, por seus autores e/ou organizadores. Caso capítulo(s) já tenha(m) sido publicado(s) em revista, esta informação deve constar na obra.

 

Art. 25º Os pareceres dos Consultores ad hoc apenas subsidiam a decisão do Conselho Editorial, não representando, necessariamente, a garantia de publicação da obra, uma vez que fica a cargo do referido Conselho a deliberação quanto à sua publicação.

 

Art. 26º Pareceres favoráveis não representam, necessariamente, a garantia de publicação da obra, uma vez que cabe ao Conselho Editorial a deliberação final, caso este seja convocado para tal.

 

Seção IV – Da Editoração

 

Art. 27º Nesta etapa, a equipe de editoração, ao dedicar-se à produção do livro:

  1. Faz a última revisão linguística minuciosa do texto;
  2. Define e executa o projeto gráfico (capa e miolo) do livro e o transforma em formado E-book.
  • Ainda que os autores possam encaminhar ilustrações e sugestões para a confecção da capa, cabe à EduFatecie a definição do projeto gráfico final e a melhor técnica de publicação digital e impressa das imagens na obra;
  1. Faz a catalogação e o registro de ISBN do livro e identificador eletrônico ou digital, conforme e quando for o caso;
  2. Envia para o autor o livro finalizado com vistas à revisão final e apreciação;
  3. Se ainda houver correções, reencaminha o livro para o autor;
  • O autor deve proceder uma última leitura do “boneco” da obra editado, autorizar sua transformação em formato E-book e/ou impressão, se for o caso, e assinar o Contrato de Edição e Cessão de Direitos Autorais com a EduFatecie.
  • Caso haja demanda, o livro pronto pode ser disponibilizado em formato E-book e/ou seguir para a gráfica para impressão, não sendo mais passível de alterações.

Parágrafo Único: A EduFatecie prioriza a publicação de E-Books (formato E-Pub) e não obriga-se à viabilizar a impressão das obras.

 

 

CAPÍTULO II - NORMAS PARA ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS

 

Art. 28º Considerando que o texto encaminhado à EduFatecie na submissão da proposta é a versão final do autor e que, não é possível incluir, depois da submissão, novas informações (exceto por solicitação da EduFatecie ou do Conselho Editorial), é importante atentar para as seguintes orientações relativas às normas:

 

Seção I - Partes obrigatórias e opcionais

 

Art. 29º São partes obrigatórias da proposta:

  1. Folha de rosto com o título do livro e a identificação do(s) autor(es) ou organizador(es);
  2. Texto para a orelha, com 500 (quinhentos) a 600 (seiscentos) caracteres (com espaço);
  • Apresentação;
  1. Sumário;
  2. Introdução;
  3. Corpo do texto que pode ser contínuo ou dividido em capítulos;
  • Referências.

 

Art. 30º São opcionais:

  1. Dedicatória;
  2. Agradecimentos;
  • Epígrafe;
  1. Prefácio, escrito por um convidado devidamente identificado (nome, atividade profissional);
  2. Resumo da obra para a quarta capa;
  3. Informação sobre os autores.

 

Seção II - Normatização do texto

 

Art. 31º O texto da proposta deve obedecer às seguintes normas:

  1. Ser escrito em folha A4, fonte Arial 12 (doze), espaçamento simples (1,0), em arquivo único com extensão doc ou docx, margens 3,0 cm superior e esquerda inferior e direita, margem 2,0 cm esquerda, parágrafo justificado e recuo de 1,5 cm na primeira linha de cada parágrafo;
  2. Os títulos e subtítulos dos capítulos devem ser numerados e estarem em negrito. A numeração e o título deve ser separada com um traço (-). Os títulos devem ser apresentados apenas com letras maiúsculas e os subtítulos letras maiúsculas e minúsculas, separados por dois pontos (:);
  • Entre títulos e textos deve ser deixados apenas dois espaços simples.
  1. As citações diretas e indiretas devem seguir as normas da ABNT NBR 6023/2018. As citações diretas com recuo devem ser apresentadas em fonte Arial 10 (dez). Entre o texto e as citações diretas com recuo, devem ser deixados dois espaços simples.
  2. As notas de rodapé devem ser apresentadas em fonte Arial 10 (dez).
  3. As referências devem ser apresentadas conforme as normas da ABNT NBR 6023/2018, espaçamento simples e 6pt.
  • As páginas devem estar numeradas na parte superior direita da folha.
  • Indica-se que o manuscrito, antes de submetido, seja revisado por um profissional da área de Letras, com especial atenção para a clareza e coerência textual, além de rigoroso atendimento à norma culta da língua;
  1. Não fazer referência a número de página do próprio texto, uma vez que, depois de diagramado, a paginação será diferente;
  2. Apresentar os termos técnicos de maneira idêntica em todo livro (inclusive em coletâneas), notadamente siglas, nomes de autores, cidades, rios, períodos históricos, etc. O autor deve estar atento, nesses casos, também com o uso padronizado das letras maiúsculas e minúsculas;
  3. Evitar o uso de aspas, itálico e negrito de modo desnecessário.

 

 

Seção III - Padronização

 

Art. 32º Termos com fontes especiais, palavras gregas ou outras informações diferenciadas: o autor deve incluir no material um arquivo de texto, informativo, com as especificações. Além disso, comunicar também a intenção de publicar alguma imagem interna, colorida, no livro.

 

Art. 33º Em obras coletivas, é indispensável a padronização na redação dos textos, no uso de notas de rodapé e nas notas bibliográficas. A temática central da obra deve estar bem clara e definida. Proposta com junção aleatória de artigos será recusada na avaliação preliminar realizada pelos assessores técnicos da EduFatecie ou pelo Conselho Editorial.

 

Art. 34º As aspas somente devem ser utilizadas em citações diretas de fontes com até 3 (três) linhas ou quando se pretendem sentidos conotativos para algumas palavras ou expressões (em casos indispensáveis). É necessário evitar o uso demasiado deste recurso.

 

Art. 35º O texto da proposta deve obedecer às seguintes normas em relação às citações, observadas as normas da ABNT NBR 6023/2018:

  1. I) Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas.
  2. II) As citações diretas no texto, de até 3 (três) linhas, devem estar entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

III) Citações com mais de 3 (três) linhas devem ser recuadas, com espaçamento simples, sem aspas e a fonte deve ser Arial 10 (dez).

  1. Em citações de entrevistas, o nome do entrevistado poderá ser mencionado se o autor possuir autorização por escrito. Caso contrário, devem-se usar apenas as iniciais.

 

Art. 36º Devem ser indicadas as supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques, do seguinte modo:

  1. I) Supressões: [...];
  2. II) Interpolações, acréscimos ou comentários: [ ];

III) Ênfase ou destaque: grifo ou negrito.

 

Art. 37º No corpo do texto, o itálico deve ser usado em termos estrangeiros, em títulos de obras, artigos ou livros (não devem ser utilizadas aspas).

 

Art. 38º Notas de rodapé devem ser restritas, contendo apenas explicações indispensáveis que não podem ser apresentadas no corpo do texto.

 

Art. 39º Ao fazer referência a ilustrações, imagens, tabelas e quadros, a fonte deve ser Arial 10, espaçamento simples.

 

Art. 40º O texto da proposta deve obedecer às seguintes normas com relação à chamada para a ilustração, imagens, tabelas e quadros:

  1. I) Se ela estiver no meio do parágrafo, fora de parênteses, usam-se apenas letras minúsculas;
  2. II) Se ela estiver entre parênteses, a letra inicial é maiúscula.

 

Art. 41º O sumário deve estar completo, organizado e com os níveis dos títulos numerados, visando facilitar a sua identificação pelo diagramador.

 

Seção IV - Ilustrações, imagens, quadros, tabelas

 

Art. 42º As ilustrações, imagens, quadros e tabelas devem estar inseridas no corpo do texto. Separadamente, deve-se também enviar um arquivo com estas ilustrações e/ou imagens devidamente identificadas.

 

Art. 43º Se for o caso, o(s) autor(es) deve(m) apresentar comprovantes de cessão de direitos de imagens e textos, inclusive de terceiros.

 

Art. 44º As figuras devem estar nos formatos .jepg, .jpg, .bmp ou .tiff, com, no mínimo, 300 (trezentos) dpi de resolução.

 

Art. 45º O nome dos arquivos das imagens enviadas separadamente, deve corresponder exatamente ao que está indicado no texto.

 

Art. 46º Todas as figuras devem apresentar um título – inserido no alto da imagem ou da ilustração – e informar sua fonte – inserida abaixo da imagem ou da ilustração.

 

Art. 47º A legenda e a fonte (quando necessárias) ficam abaixo da imagem.

 

Art. 48º As tabelas e os quadros devem ser enviados sem preenchimento de cor nas células, estar em tamanho reduzido e simplificado, visando facilitar a diagramação e a leitura. Todas devem possuir legenda (normas tabulares do IBGE).

 

Art. 49º Títulos de tabelas, quadros e demais ilustrações devem ser colocados em sua parte superior.

 

Art. 50º Revisar a numeração de quadros e tabelas e sua remissão no texto.

 

CAPÍTULO III – DAS NORMAS DA ABNT (Fonte: ABNT NBR 6023/2018)

 

Art. 51º As referências devem estar rigorosamente de acordo com a ABNT NBR 6023/2018.

 

Art. 52º Todas as fontes de pesquisas utilizadas, inclusive as imagens, devem ser referenciadas (autor-data). As referências devem constar na bibliografia, ao final do livro. O uso de referências em notas de rodapé deverá ser substituído pelo sistema autor-data, com remissão à lista de referências.

 

Art. 53º As referências devem ser padronizadas pela ABNT NBR 6023/2018 em todo o livro (mesmo em coletâneas). Se nas referências forem utilizados nomes completos dos autores (ex.: SANTOS, José Alves. Título. Local: editora, ano.) todas deverão estar com nomes completos, caso contrário, utiliza-se em todas elas somente as iniciais dos nomes (SILVA, J. A. Título. Local: editora, ano.).

 

CAPÍTULO IV - DAS OBRAS COLETIVAS

 

Art. 54º As obras coletivas devem apresentar os textos completos, bem como todas as referências dos autores colaboradores. Necessitam apresentar unidade temática e padronização nos seguintes aspectos:

  1. Redação dos textos;
  2. Uso de notas bibliográficas e de rodapé;
  • Apresentação dos autores;
  1. Outros itens indispensáveis à formatação de um livro.

 

Art. 55º As obras coletivas seguem, praticamente, os mesmos procedimentos dos textos individuais quanto à organização textual. Os textos devem ter ligação temática, ter o mesmo padrão textual e não serem apresentados em forma de artigo.

 

Art. 56º A quantidade de páginas também deve ser semelhante entre os textos. No caso de obras coletivas, a editora terá contato apenas com o organizador principal, que será o responsável pela padronização de todos os textos, inclusive quanto à ABNT NBR 6023/2018 (especialmente citações e referências).

 

Art. 57º O livro deve trazer um texto de apresentação, abordando e explicitando o conteúdo da obra. Em caso de colaborador já falecido, o organizador deve possuir autorização de publicação do texto (contendo título do texto e do livro) assinada pelo(s) herdeiro(s) imediato(s), registrada em cartório.

 

CAPÍTULO V - DAS IMPLICAÇÕES LEGAIS

 

Art. 58º É de total responsabilidade do autor arcar com as obrigações inerentes aos direitos autorais da obra, mesmo quando se caracteriza como obras coletivas ou contiver remissões, traduções, entrevistas, coletâneas, fotos, imagens, ilustrações, etc., devendo anexar à proposta, a autorização de uso para fins de publicação em livro e comprovar a autorização e cessão de direitos.

 

Art. 59º Após aprovada a publicação pelo Conselho Editorial e Consultores ad hoc, o(s) autor(res) deve(m) firmar, junto à Editora EduFatecie, o Contrato de Edição e Cessão de Direitos Autorais.

 

  • 1º O Contrato de Edição e Cessão de Direitos Autorais não se fará necessário caso a obra seja de autoria institucional e não envolva direitos autorais.

 

  • 2º Os regimes de financiamento das publicações e cessão de direitos autorais estão especificados no Regulamento da Editora Universitária EduFatecie, disponível no site da Editora.

 

Art. 60º O(s) autor(res) responderá(ão) pela originalidade da obra e pelos conceitos emitidos, além de declarar não haver qualquer impedimento para o cumprimento integral do Contrato de Edição e Cessão de Direitos Autorais, assinado após a aprovação da obra.

 

Art. 61º Os casos omissos destas Diretrizes serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Editora EduFatecie.

 

Art. 62º Estas Diretrizes entram em vigor na data da sua publicação.

 

Paranavaí – PR, xx de novembro de 2018.

 

 

Prof. Dra. Denise Kloeckner Sbardelotto

Editora-chefe EduFatecie

 

 

 

Prof. Dr. Carlos Alexandre Moraes

Editor-adjunto EduFatecie

 

ANEXO I

 

FORMULÁRIO DE PROPOSTA DE PUBLICAÇÃO

 

  1. IDENTIFICAÇÃO DA OBRA:

1.1.Título e subtítulo

 

1.2. Resumo (de 500 a 1000 palavras), contendo o conteúdo, a justificativa e a relevância científica e/ou didática da obra.

 

1.3. Classificação das áreas do conhecimento em que se insere a proposta (de acordo com definição do CNPq):

       1.3.1. Grande área

       1.3.2. Área

       1.3.3. Subárea

      

  1. IDENTIFICAÇÃO DO(S) AUTOR(ES) E OU ORGANIZADOR(ES) (preencher um para cada autor, indicando o autor principal, ou, no caso de coletânea, um para cada organizador):

 

2.1 Nome completo

2.2 Formação acadêmica

2.3 Instituição a que está vinculado (centro/colegiado/curso)

2.4 Natureza do vínculo: (  ) efetivo   (  ) temporário

2.5 Endereço para correspondência

2.6 Telefones para contato

2.7 Endereço eletrônico

 

  1. CONTATOS

3.1 Contato principal

 

3.1.1. Nome

3.1.2 Telefones para contato

3.1.3. Endereço eletrônico

 

  1. COEDIção e/ou patrocínio

            Em caso de proposta de coedição, informar previamente as bases para o contrato editorial.

 

  1. Justificativa

 

      Comentar sobre a relevância da obra para a linha editorial da EduFatecie, considerando-se área de pesquisa, originalidade, impacto social e tecnológico.

 

 

 

 

 

________________________/_______________/20__.

 

Declaramos que lemos e estamos de acordo com o Regulamento da Editora Universitária EduFatecie e com as Diretrizes para Submissão de Propostas para Publicação de Obras pela EduFatecie.

 

 

__________________________Assinatura do(s) Responsável(is)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO II

 

TERMO DE ENTREGA E COMPROMISSO

 

 

Eu, _________________________________________________________, portador do RG n.º __________________ e CPF n.º ________________________, na condição de autor/organizador, declaro para os devidos fins que, na data especificada abaixo, entreguei à EduFatecie, para submissão ao Conselho Editorial da Editora e Consultores ad hoc, os originais da obra:_________________________________________.

Estou ciente de que tal obra será submetida a pareceres interno e externo e poderá, se aprovada, se encaminhada para revisões, diagramação, criação de capa, publicação em formato E-book e impresso.

Autorizo a Editora a dar andamento a este processo e, ao término do processo, comprometo-me a passar à EduFatecie os direitos totais ou parciais de publicação sobre o referido texto e responsabilizo-me, integralmente (e de forma legal), por todo o conteúdo encaminhado no pedido de publicação.

No caso de desistência, em qualquer fase do processo de edição e/ou publicação desta obra, comprometo-me a pagar pelos serviços já prestados.

 

Paranavaí, ____/____/______.

 

Assinatura:

 

 

 

ANEXO III

 

FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO DA PROPOSTA DE LIVRO

 

Preencher o Formulário para avaliação da proposta de livro e justificar com exatidão os itens do parecer nos campos correspondentes:

 

  1. O assunto tratado no livro é relevante para ser veiculado pela EduFatecie trazendo contribuições relevantes para a área, subárea e áreas afins? SIM, NÃO*
  2. O livro é original? E pode realmente ser classificado como livro? SIM, NÃO*
  3. O título reflete clara e suficientemente o conteúdo do livro? SIM, NÃO*
  4. A apresentação e a introdução dá uma boa informação sobre o trabalho? Contem, sucintamente, os objetivos, material e métodos? SIM, NÃO*
  5. A apresentação, a organização e o tamanho do livro são satisfatórios conforme a norma da EduFatecie e a modalidade escolhida? SIM, NÃO*
  6. A introdução faz uma revisão sobre o tema abordado e deixa claro o objetivo do trabalho? SIM, NÃO*
  7. A fundamentação teórica do texto é consistente no que se refere: a utilização adequada de conceitos e coerência na discussão, interpretações e conclusões? SIM, NÃO*
  8. Os dados estão bem apresentados e justificam as interpretações? SIM, NÃO*
  9. As ilustrações e tabelas são necessárias e pertinentes? (se houver) SIM, NÃO, NÃO HÁ*
  10. As figuras são ilustrativas e apresentam boa qualidade para reprodução? (Se houver) SIM, NÃO, NÃO HÁ*
  11. A discussão é pertinente e suficiente? SIM, NÃO*
  12. As conclusões apresentam análises pertinentes e relevantes, não sendo simples apresentações resumidas dos resultados? SIM, NÃO*
  13. As referências são adequadas e necessárias, e estão redigidas de acordo com as normas da EduFatecie? SIM, NÃO*
  14. Todas as citações contidas no texto fazem parte das Referências e vice-versa estando adequadas às normas da EduFatecie? SIM, NÃO*
  15. Há necessidade de acréscimo de algum item que possa enriquecer o livro? SIM, NÃO*
  16. É necessária a redução ou a retirada de alguma parte do livro? SIM, NÃO*
  17. Foi feita alguma anotação no manuscrito? SIM, NÃO*
  18. Parecer quanto à qualidade do livro para publicação, de acordo com os pontos anteriormente destacados:*

Favorável (O trabalho é aceito para publicação – Alternativas A e B) (Explicação deste parecer: pode ser publicado sem a necessidade de correções ou com mínimas observações quanto às normas: aceitável para publicação sem alterações, ou com pequenas alterações que podem ser feitas pela Equipe Executiva. O trabalho não necessitará retornar ao autor. As pequenas alterações devem fazer parte do parecer para orientação do Editor).

Favorável com reformulações obrigatórias (Alternativas C e D) , desde que atendidas às reformulações indicadas (correções obrigatórias), sugestões poderão ser indicadas no campo avaliação. (Explicação deste parecer: o livro deve ser corrigido rigorosamente de acordo com as sugestões indicadas nos campos acima e no livro, caso necessário. Tal recomendação deve ser acompanhada de sugestões detalhadas do consultor, orientando o autor como melhorar a apresentação e o conteúdo do trabalho para publicação).

Desfavorável (rejeitar – Alternativas E e F): (Explicação deste parecer: Não deve ser aceito para publicação: deve ser devolvido ao autor por razões científicas; não é adequado para publicação; requer muitas reformulações que implicam na reescrita do livro. É fundamental que esta recomendação venha acompanhada de forte justificativa, com respostas aos itens acima justificadas para que os autores, caso queiram, possam reestruturar o livro e fazer nova submissão). 

AVALIAÇÃO*

  1. Excelente
  2. Muito bom
  3. Bom
  4. Bom com deficiências
  5. Regular
  6. Com sérias deficiências

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